Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Surgimento da Teoria das matrizes

1.- Curiosidades em torno do nome matriz


O pai do nome matriz

Foi só há pouco mais de 150 anos que as matrizes tiveram sua importância detectada e sairam da sombra dos determinantes. O primeiro a lhes dar um nome parece ter sido Cauchy, 1826 : tableau ( = tabela ).
O nome matriz só veio com James Joseph Sylvester, 1850. Seu amigo Cayley, com sua famosa Memoir on the Theory of Matrices, 1858, divulgou esse nome e iniciou a demonstrar sua utilidade.

Por que Sylvester deu o nome matriz às matrizes ?

Usou o significado coloquial da palavra matriz, qual seja: local onde algo se gera ou cria. Com efeito, via-as como "...um bloco retangular de termos... o que não representa um determinante, mas é como se fosse uma MATRIZ a partir da qual podemos formar varios sistemas de determinantes, ao fixar um número p e escolhar à vontade p linhas e p colunas..." ( artigo publicado na Philosophical Magazine de 1850, pag 363-370 ).

Observe que Sylvester ainda via as matrizes como mero ingrediente dos determinantes. É só com Cayley que elas passam a ter vida própria e gradativamente começam a suplantar os determinantes em importância.


2.- Surgimento dos primeiros resultados da Teoria das Matrizes


Costuma-se dizer que um primeiro curso de Teoria das Matrizes - ou de sua versão mais abstrata, a Algebra Linear - deve ir no mínimo até o Teorema Espectral. Pois bem, esse teorema e toda uma série de resultados auxiliares já eram conhecidos antes de Cayley iniciar a estudar as matrizes como uma classe notável de objetos matemáticos.

Como se explica isso? Esses resultados, bem como a maioria dos resultados básicos da Teoria da Matrizes, foram descobertos quando os matemáticos dos séculos XVIII e XIX passaram a investigar a Teoria das Formas Quadráticas. Hoje, consideramos imprescindível estudar essas formas através da notacão e metodologia matricial, mas naquela época elas eram tratadas escalarmente.
Mostremos aqui a representação de uma forma quadrática de duas variáveis, tanto via notação escalar como com a mais moderna notação matricial:

q( x , y ) = a x 2 + 2b x y + c y 2 = x y . a b . x
b c y

O primeiro uso implícito da noção de matriz ocorreu quando Lagrange c. 1790 reduziu a caracterização dos máximos e mínimos, de uma função real de várias variáveis, ao estudo do sinal da forma quadrática associada à matriz das segundas derivadas dessa função. Sempre trabalhando escalarmente, ele chegou à uma conclusão que hoje expressamos em termos de matriz positiva definida. Após Lagrange, já no século XIX, a Teoria das Formas Quadráticas chegou a ser um dos assuntos mais importantes em termos de pesquisas, principalmente no que toca ao estudo de seus invariantes. Essas investigações tiveram como subproduto a descoberta de uma grande quantidade de resultados e conceitos básicos de matrizes.

Assim que podemos dizer que a Teoria das Matrizes teve como mãe a Teoria das Formas Quadráticas, pois que seus métodos e resultados básicos foram lá gerados. Hoje, contudo, o estudo das formas quadráticas é um mero capítulo da Teoria das Matrizes.
Observemos, ademais, que os determinantes em nada contribuiram para o desenvolvimento da Teoria das Matrizes.

55 comentários:

  1. Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima
    Alunas:Geovana Ferreira de Souza,Rayanne da Silva Santos
    Nº:14,31
    Série:2ºB

    Foi criada por James Joseph Syhlvester em 1850,mas o primeiro a dar o nome matriz foi Cauchy em 1826.Matriz significa:local onde se gira ou cria.Só foram descobertas quando os matemáticos do século XVIII e XIX,passarm a investigar a teoria quadraticas.
    O texto é muito interressante,pois retrata toda a historia das matrizes e também são utilizadas em engenharia eletrica para resolver circuitos e podemos reslover de maneira simples e rapida,além de ser a base da matematica na engenharia eletrica.

    ResponderExcluir
  2. Nome: Wellinton S.c e Laudiney
    Nº: 36 , 24
    Série :2ºB.
    o texto esta muito bom ;D
    ajudou a compreender a matéria !
    matrizes
    Foi só há pouco mais de 150 anos que as matrizes tiveram sua importância detectada e sairam da sombra dos determinantes. O primeiro a lhes dar um nome parece ter sido Cauchy, 1826 : tableau ( = tabela ).
    Por que Sylvester deu o nome matriz às matrizes ?
    sou o significado coloquial da palavra matriz, qual seja: local onde algo se gera ou cria. Com efeito, via-as como "...um bloco retangular de termos... o que não representa um determinante,

    ResponderExcluir
  3. ESCOLA ESTADUAL MANOEL FERREIRA DE LIMA
    NOME:WILIAN,MAICON
    N°:34,26
    2°B MATUTINO
    muito bom esse artigo sobre as matrizes q significa local onde algo se gera ou cria.E nos ajudou muito a entender essa matéria.O texto fala Sylvester ainda via as matrizes como mero ingrediente dos determinantes. É só com Cayley que elas passam a ter vida própria e gradativamente começam a suplantar os determinantes em importância .Mas nos entendemos a materia mais facil quando o prof°José carlos (joquinha)nos esplica pois ele é um otímo professor e um otímo companheiro.bjos querido prof°de seus queridos alunos ;)

    ResponderExcluir
  4. Escola Estadual Manuel Ferreira de Lima
    Alunos:José Henrique,Mayne Souza,Dieferson Novais
    N:21,28,11

    Comentario sobre o texto matrizes

    O texto é muito educativo,pois retrata a historia das matrizes e informa na educação matématica
    As matrizes começaram a ter uma certa importancia a pouco mais de 150 anos.
    Costuma-se dizer dizer que um primeiro curso de teoria das matrizes

    Usou o significado coloquial da palavra matriz, qual seja: local onde algo se gera ou cria. Com efeito, via-as como "...um bloco retangular de termos... o que não representa um determinante, mas é como se fosse uma MATRIZ a partir da qual podemos formar varios sistemas de determinantes, ao fixar um número p e escolhar à vontade p linhas e p colunas...
    Costuma-se dizer que um primeiro curso de Teoria das Matrizes - ou de sua versão mais abstrata, a Algebra Linear - deve ir no mínimo até o Teorema Espectral
    O texto tem muita informação educacional e passa uma transmição educacional rapida e produtiva

    ResponderExcluir
  5. E. E. Manoel Ferreira de Lima
    Aluna: Carina Benites
    n°: 06
    Ano: 2°
    Turma: "B"
    Prof°: José Carlos
    Comentário do Texto
    Prof° é muito bom esse trabalho de estar fazendo o comentário daquilo que estudamos, é um tipo diferente de se aprender .As matrizes tiveram grande importância,e ainda mais quando Cauchy lhe deu um nome, e depois veio James e lhe deu o nome de matriz, seu amigo Cayley começou a divulgar e demonstrar sua importância.
    Foi muito bom ter aprendido dessa forma diferente...

    ResponderExcluir
  6. Nome:Helen Daiara Palomares Nº;17 Ano:2ºB
    Escola Estadual Manoel Ferreira De Lima

    Texto: A História das Matriz

    Adorei,é muito interessante,pois a gente viaja no tempo lendo essas informações de há mais de 150anos explicando para nós toda história do surgimento das matrizes.Muito bom,amei.

    ResponderExcluir
  7. Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima
    Alunos:Quenidd,Jeferson N°:30,19 Série: 2º ano B
    Entendemos q as matrizes surgiram para reduzir as caracterização dos máximos e míninos de uma função real de varias variaveis. Mas elas so ganharam importância a pouco mais de 150 anos e foi James Joseph Sylvester q deu o nome " Matriz " as matrizes, ela deu esse pelo seu significado coloquial da palavra matriz qual seja local onde se cria ou gera.
    Assim podemos dizer q as matrizes tiveram como mae as formulas quadraticas pois seus metodos e resultados basicos foram la gerados e tambem podemos deizer que os determinantes nao contribuiram para o desenvolvimento das matrizes

    ResponderExcluir
  8. E.Estadual Manuel Ferreira de Lima
    nome: Tálita Layana , Eluíze Bamberg n°33,13 série:2°B
    No meu entendimento as matrizes tiveram grande participação na história da matemática. O texto ficou muito bom!!!Pois as matrizes teve como mãe a teoria das formas quadraticas e que ela saiu da sombra da quadratica a pouco mais de 150 anos.Achamos isso muito interessante e educativo!!!

    ResponderExcluir
  9. nome;gislaine martins santos n°41 2°B ESCOLA MANOEL FERREIRA DE LIMA
    PROF°JOSÉ CARLOS
    COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO
    A IMPORTâNCIA DAS MATRIZES FOI DECTADA A PARTIR DE 150 ANOS AS MATRIZES TEM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NA HISTORIA DA MATEMATICA ELA TEVE UM NOME DEPOIS JAMES DEU OUTRO NOME PARA ELA QUE SE CHAMA MATRIZ PROFESSOR ESSE TRABALHO FOI MUITO BOM PARA NOS TERMOS MAIS CULTURA

    ResponderExcluir
  10. NOME:VALQUIRIA ARGUELHO ALARCON N° 43 2°B
    ESCOLA ESTADUAL MANOEL FERREIRA DE LIMA

    TEXTO: Comentário sobre Texto
    1° nome da matriz: tableau(tabela).
    O nome MATRIZ foi dado por James Joseph Sylvester(1850), que significa "local onde algo se gera ou se cria".
    Muito interessante o texto, pois é sobre o que estamos estudando e de uma maneira interessante, ou seja, fora da sala e aula.
    Foi muito interessante aprender dessa forma..........

    ResponderExcluir
  11. Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima 2°Ano B
    Nome:Bruna Aristimunha, Cristiane Ribeiro N°:05,09

    Adoramos o conteúdo do blog, principalmente o sobre matrizes,pois é um texto bem objetivo e claro.Oque nos faz enterder melhor a matéria pois é um jeito mais facíl e divertido de aprender esses texto nos atissa a curiosidade para saber sobre a historia das coisas.tá tudo muito bem elaborado o texto ficou exelente.
    o texto diz sobre a historia das matrizes quando e como surgiu que foi a mais ou menos uns 150 anos atrás,diz o nome de seu criador e sobre seus primeiros resultados da teoria das matrizes,enter outras coisas.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Suzane Machado--E.Manoel Ferreira de Lima
    2°B- N°32
    PROFESSOR ACHEI MUITO LEGAL ESSA FORMA D TRABALHO.
    AS MATRIZES ESTA SENDO UMA DAS MATERIAS +LEGAL ATE AGORA, É MUITO GOSTOSO DE RESOLVE-LAS!!!!
    E ESSE TEXTO É MUITO BOM POIS PUDE APRENDER UM POUCO +SOBRE ELA ,COMO PORQUE ELE É CHAMADA DE MATRIZ!!!
    ESSE BIMESTRE IREI ME RECUPERAR, GRAÇAS AS MATRIZES!!!

    ResponderExcluir
  14. E.E.ESCOLA MANUEL FERREIRA DE LIMA ESTEFANI N°38 2°B TITULO;MATRIZES PROFESSOR ESSE TEXTO FICOU OTIMO,POIS É EDUCATIVO E NOS AJUDA A COMPREENDER MUITO BEM A MATERIA.AS MATRIZES TEVE UMA GRANDE IMPORTANCIA NA MATEMATICA.A MATRIZ FOI CRIADA PELO James Joseph Sylvester(1850), que significa "local onde algo se gera ou se cria".
    O TEXTO FICOU BEM CLARO E OBJETIVO.BJSSSS

    ResponderExcluir
  15. Escola Padre Constantino De Monte
    Alunas: Fernanda Fontana , Fernanda Kramer
    2°B Matutino
    N°: 11 , 12

    O NOME MATRIZ SÓ VEIO COM SYLVESTER , EM 1850.
    SYLVESTER USOU O SIGNIFICADO COLOQUIAL DA PALAVRA MATRIZES, OU SEJA LOCAL ONDE SE GERA E CRIA.
    MAIS TARDE COM CAYLEY , A MATRIZ PASSOU A TER MAIS IMPORTANCIA.

    ResponderExcluir
  16. Escola Padre Constantino De Monte
    Alunas: Fernanda Fontana , Fernanda Kramer
    2°B Matutino
    N°: 11 , 12

    O NOME MATRIZ SÓ VEIO COM SYLVESTER , EM 1850.
    SYLVESTER USOU O SIGNIFICADO COLOQUIAL DA PALAVRA MATRIZES, OU SEJA LOCAL ONDE SE GERA E CRIA.
    MAIS TARDE COM CAYLEY , A MATRIZ PASSOU A TER MAIS IMPORTANCIA.

    ResponderExcluir
  17. ESCOLA ESTADUAL PADRE CONSTANTINO DE MONTE
    ALUNO FERNANDO IVO FONTANA
    NUMERO 13
    2ºANO B

    Parabéns professor esse blog ficou muito bom e bem objetivo.
    Observe que Sylvester ainda via as matrizes como mero ingrediente dos determinantes. É só com Cayley que elas passam a ter vida própria e gradativamente começam a suplantar os determinantes em importância. UÓ

    ResponderExcluir
  18. escola: padre costantino de monte
    aluno: alexandre n° 36 serie: 2° b
    meu entendimento foi : que a maioria dos resultados básicos da Teoria da Matrizes, foram descobertos quando os matemátO primeiro a lhes dar um nome parece ter sido Cauchy, 1826 : tableau ( = tabela ).O nome matriz só veio com James Joseph Sylvester, 1850.
    acha q ficou bem legal o blog da escola.

    ResponderExcluir
  19. Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo
    Nome: Thailano Marin M.
    N° 37 2° A Noturno

    Nesta época que o texto sita, as condições de estudos eram bem puxado, os alunos aprendinham ou não sabiam de nada.
    Como os que estudavam hoje em dia os filhos são bem de vida, e bastantes ricos, e famosos, mais ainda inteligente.

    FALOU PROF: TUDO DE BOM TOMARA QUE NÃO ME REPROVE.

    ResponderExcluir
  20. ESCOLA:ESTADUAL CORONEL LIMA DE FIGUEREDO
    NOME: RAISSA SANCHES

    BEM EU ENTENDI QUE AS MATRIZES TIVERAM GRANDES IMPORTÂCIA E AINDA MAIS QUANDO CAUCHY LHE DEU O NOME DE MATRIZ.É MUITO INTERESSANTE.ADOREI

    ResponderExcluir
  21. Foi criado por James Josefh Sylvestre, e foi divulgado por seu amigo Cayley.O significado da palavra matriz é, local onde algo se gera ou se cria.A matriz só deu certo após muitos estudos de grandes matemáticos, e assim a matriz teve resultado.

    ResponderExcluir
  22. Escola Estadual Coronel Lima De Figueiredo
    nome:Emerson Nº13 2ºAno A E.M. Noturno

    as matrizes tiveram grande importância na matemática
    o nome matriz só veio com jamés josephy sylvester em 1850; seu amigo cayley; divulgou esse nome e mostrou sua utilidade
    podemos dizer que a Teoria das Matrizes teve como mãe a Teoria das Formas Quadráticas, pois que seus métodos e resultados básicos foram lá gerados.

    ResponderExcluir
  23. Escola Estadual Coronel Lima De Figueiredo
    Nome:Mateus Max P.C.

    Se nao existisse as matrizes nos nao aprenderiamos uma nova materia as matrizes quadradas, eu aprendi muitas coisas depois que li este texto , que na epoca o estudo era mais dificel. valeuuuuuuuuuuuuuuu.

    ResponderExcluir
  24. escola estadual coronel lima de figueredo
    nome edivando valensuela cristaldo

    no meu entender foi que o surgimento da matriz so veio com sylvester em 1850.o texto e bem objetivo,e muito importante,pois quando sylvester veio com ela,passou ter mais importancia e cohecimento para quem fosse estudala.

    ResponderExcluir
  25. muito interessante quase todo mundo gosta de matemática

    ResponderExcluir
  26. Escola estadual padre costantino de monte
    nome:Michel douglas n°:27,David lima n°:37
    Matutino 2° A

    Cayley, com sua famosa Memoir on the Theory of Matrices, 1858, divulgou esse nome e iniciou a demonstrar sua utilidade.o significado coloquial da palavra matriz, qual seja: local onde algo se gera ou cria.podemos formar varios sistemas de determinantes, ao fixar um número p e escolhar à vontade p linhas e p colunas,O primeiro uso implícito da noção de matriz ocorreu quando Lagrange c. 1790 reduziu a caracterização dos máximos e mínimos, de uma função real de várias variáveis, ao estudo do sinal da forma quadrática associada à matriz das segundas derivadas dessa função.

    Muito bom esse blog professor retrata a historia das matrizes,explica com mais clareza à materia ,quem criou, quem deu o nome, como a matriz pode nos ajudar muito e a desenvolver um metodo mais rapido e facil de CALCULAR.
    Esse blog é 10 para os alunos entender o conteudo
    da matrizes.

    ResponderExcluir
  27. E.E.Padre constantino de monte
    Nome:Patricia rodrigues,Francisco souza,Marcelo augusto
    2ºA matutino

    Muito educativo o texto e bem objetivo.
    O nome matriz só veio com sylvester , em 1850,mas foi seu amigo cayley quem divulgou.
    Sylvester usou o significado coloquial da palavra matrizes,aonde se gera e cria.
    Na época também o texto retrata das condições de estudo que eram precarias e mais dificieis que hoje em dia.

    ResponderExcluir
  28. escola estadual padre constantino de monte.
    aluno:diana,rubia.
    serie:2 ano A e.m matutino.

    matrizes:
    no começo as matrizes nao tinham muita importancia so depois de 150 anos que ele passou a ser reconhecida e graças a CAYLEY quem as matrizes passam a ter vida propria.
    significado:algo que se gera ou cria.
    surgimeno dos primeiros resultados da teoria das matrizes foi que os resultados basicos da teoria foram descobertos quando os matematicos dos seculo XVIII e XIX ,consideramos hoje que imprescindivel estudar essas formas atraves de notaçao e metodologia matricial.

    ResponderExcluir
  29. Escola Estadual Padre Constantino de Monte
    ALUNAS:Amanda,Gilce,Lana
    Nº:01,16,23
    2° ANO "A" Matutino

    As Matrizes só foram utilizadas 150 anos depois, recebeu o primeiro nome de TABLEAU por Cauchy em 1826.
    O nome Matriz só veio a ser uzado e falado quando James Joseph em 1850 deu-lhe esse nome, mas foi Cayley quem divulgou o nome para todos.
    O primeiro uso da Matriz ocorreu quando Lagrange em 1790 reduziu a caracterizaçâo dos maximos e minimos, ao estudo do sinal da forma quadratica associada a Matriz das segundas derivadas dessa funçâo,ou seja,a Teoria das Matrizes foi baseada na Teoria Quadratica.

    ResponderExcluir
  30. Escola Estadual Padre Constantino De monte
    Nome:Fernando Beltramin, Dieniffer B silva
    Nº:13,11

    Foi criada por James Joseph Syhlvester em 1850,mas o primeiro a dar o nome matriz foi Cauchy em 1826.Matriz significa:local onde se gira ou cria.
    O primeiro uso implicíto da noção de matriz ocorreu quando Lagrange C. 1790 reduziu a caracterização dos máximos e mínimos de uma fração real várias váriaveis, ao estudo do sinal da forma quadrática associada a matriz das segundas derivadas desa função.
    Podemos dizer que a teoria das matrizes teve como mãe das formas quadraticas pois que seus metodos e resultados basicos foram lá gerados.

    ResponderExcluir
  31. ESCOLA ESTADUAL PADRE CONSTANTINO DE MONTE
    ALUNOS: GEISSE KELLY IBANES DE FREITAS Nº15
    JOSIELE BRIGO GABBI Nº20
    KEVILEEN CAROLINA DE OLIVEIRA Nº22

    É muito importante conhecer a história das MATRIZES,dessa forma podemos adquirir um conhecimemto e um entendimento mais amplo,através do texto podemos saber quem foi criador das matrizes, e que sem duvida nenhuma foi muito importante para a história da matemática e consequentemente para os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  32. A materia de matrizes é uma das materias
    mais faceis de fazer .
    Na sala de aula nós aprendemos somente a resolver
    não apredemos muito sobre o surgimento das matrizes
    esse texto é muito bom pois foi um assunto que não é muito tratado em sala de aula.

    ResponderExcluir
  33. Escola padre constantino de monte
    alunos:wilsom junior,antonio joão
    n°:35,4
    serie:2 ano B matutino

    Boom..
    Ficou muito bom o blog prof°.
    Deu pra aprender muito,e muito obejtivo,aprendemos com mais clareza e muito mais disposição.
    Não entendiamos muito o conteudo sobre a matriz. mais com o BLOG ficou mais facil e entendemos muito mais ;d

    Mi ! o.O

    ResponderExcluir
  34. ESCOLA ESTADUAL PADRE CONSTANTINO DE MONTE
    nome:Angela,Daniela,Maria
    nº:40,39,22.
    Tiveram grande participação na historia da matematica.Teve como mãe a teoria das formas quantdraticas,pois que seus métodos e resultados básicos foram lá gerados.
    Isso tudo teve um grande resultado e conceitos básicos de matrizes.Teve importancia a 150 anos.

    ResponderExcluir
  35. Escola Estadual Padre Constantino de Monte

    Alunos: Adauto Cossetin Branco,Jonathan Luiz Wochner e Matheus Mariolla.
    nº:1,18,37

    O blog esta muito bom pois esclarece duvidas que na sala de aula nao poderiam ser respondidas e é muito bom tambem pelo aspecto de ser um meio virtual de se pesquisar sobre a materia (matriz)o professor esta de parabéns nesse quesito de criatividade o blog esta interessante. *_*

    ResponderExcluir
  36. ESCOLA ESTADUAL PADRE CONSTANTINO DE MONTE
    nome: Michele e regislaine
    nº:24 e 28
    oi nome matrizes só veio a ter importancia quando james joseph criou e cayley divulgou esse nome e demostrou a sua utilidade .
    Sylvester usou o significado coloquial dessa palavra, qual seja ,local ondee algo se cria ou gera.

    ResponderExcluir
  37. Escola E. Padre Constantino de Monte
    Jhonny e Wilbert
    Nº 14 e 41
    2º B

    Há pouco mais de 150 anos qua as matrizes deixaram de ser determinantes. O primeiro nome que ela recebeu foi tableau (tabela) dado por Couchy em 1826, o nome matriz foi dado por James Joseph Sysvester em 1850. Ele usou o significado coloquial da palavra matriz: local onde algo se gera ou cria.

    ResponderExcluir
  38. Escola Estadual Padre Constantino de Monte
    Nome:Suelen Tais Martins Torres
    n°: 30

    Bem parece que quem lhe deu o nome foi Cauchy . 1826 tableau (tabela).
    o nome matriz so veio com Sylvester.
    Cayley 1858, divulgou o nome e demonstrou sua utilidade.
    Sylvester via as matrizes como um ingrediente e so com Cayley que elas passam ater vida propria e começam a suplantar os determinantes em sua importancia.
    podemos dizer tambem que a teoria das matrizes teve como mãe a teoria das formas quadraticas
    observamos que a teoria quadraticas so foi uma página na teoria de matrizes.

    ResponderExcluir
  39. Nos dissemos
    EEPadre Constantino de Monte
    Alunos:Larissa,Tatiane,Amanda e Vittor
    N°s:20,31,03e33
    2°B Matutino
    O primeiro a dar o nome matrizes foi Cauchy, 1826 : tableau : tabela.
    O nome matriz só veio com James Joseph Sylvester, 1850. Seu amigo Cayley, com sua famosa Memoir on the Theory of Matrices, 1858, divulgou esse nome e iniciou a demonstrar sua utilidade.

    ResponderExcluir
  40. ESCOLA ESTADUAL PADRE CONSTANTINO DE MONTE
    Nome; daniele
    N°07
    2 ano B
    É muito importante conhecer a história das MATRIZES,dessa forma podemos adquirir um conhecimemto e um entendimento mais amplo,através do texto podemos saber quem foi criador das matrizes, e que sem duvida nenhuma foi muito importante para a história da matemática e consequentemente para os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  41. ESCOLA ESTADUAL PADRE CONSTANTINO DE MONTE
    NOME:RAMONA DE OLIVEIRA LOPES
    N°43
    SÉRIE:2°ANO B

    SYLVESTER usou o significado coloquial da palavra matriz.ele também via as matrizes como mero ingredientes dos determinantes.
    e foi somente com CAYLEY que elas passaram a ter vida própria e começaram a superar os determinantes em importância.
    adorei o conteúdo do blog,com isso é mais fácil formar uma opinião sobre matrizes.

    ResponderExcluir
  42. E.E.PADRE CONSTANTINO DE MONTE.
    NOMES:ELIS KEDMA E NIZANDRA.
    N°:12 E 28. SÉRIE:2° ANO A.(matutino)
    Esse texto, teve um papel muito importante em nosso conhecimento matemático,pois nele aprendemos que James J.Sylvester foi quem deu o nome 'matriz' e foi c/ o amigo de James, o Cayley que foi divulgado em 1858, esse nome e fez c/ q as matrizes se tornassem úteis p/ nós.James as via como um conjunto q tinha vários termos , em q podemos criar elementos e colocar linhas e colunas da maneira q quisermos.Porém,ele achava q as matrizes eram apenas uma mistura desses determinantes e já Cayley fez c/ q elas tivessem grande qualidade.E aprendi tbm, q foi c/ Lagrange que a Teoria da Formas Quadráticas foi a mais pesquisada e mesmo q hoje pouco reconhecida pelas pessoas, foi ela q deu a base p/ q a teoria das matrizes fosse criada e conhecida.Enfim, nós gostemos do conteúdo do blog,pois aprendemos sobre surgimento das matrizes.

    ResponderExcluir
  43. ESCOLA ESTADUAL PADRE CONTANTINO DE MONTE
    NOME:JOCIANE ANGELA
    N°17
    SÉRIE:2°ANO B

    MATRIZES é um dos assuntos mais interessantes que foi tratado em sala de aula,matriz tem varias formar diferentes de resolvercomo,soma,multiplicação e subtração.então não enjoa resolver as contas e exercita o raciocinio.

    ResponderExcluir
  44. Escola estadual coronel lima de figueiredo
    Nome:Lalesca lescano
    N°:27
    Cauchy,parece ter sido o primeiro a dar o nome tableau ( = tabela ).
    O nome matriz só veio com James Joseph Sylvester ele usou o significado coloquial da palavra matriz.O primeiro uso implícito da noção de matriz ocorreu quando Lagrange c. 1790 reduziu a caracterização dos máximos e mínimos, de uma função real de várias variáveis,

    ResponderExcluir
  45. E.E.Padre constantino de monte
    Nome:Pedro H.pirondi de almeida,Felipe zemolin
    2°A

    boom no texto esta bem legivel que a mais de 150 anos que as matrizes tiveram sua importancia detectada.Mas foi seu amigo Cayley quem a divulgou.Sylvester usou o significado coloquial da palavra matriz.Além do texto falar também,do primeiro uso implícito da noção de matriz.
    adooooramos o blog prof°

    ResponderExcluir
  46. Escola:Estadual Padre constantino de monte
    Aluna Suelen Coimbra do 2 ano A, matutino

    O texto é muito educativo,pois retrata a historia das matrizes e informa na educação matématica,
    MATRIZES é um dos assuntos mais interessantes que foi tratado em sala de aula,matriz tem varias formar diferentes de resolverc,soma,multiplicação e subtração! e sem falar que eu gosto do jeito que o Professor explica,o melhor professor de matematica,ele sabe trabalhar muito bem,ah sem falar que ele tambem dá aulas de outras materiass de vez enquando quando precisamos de ajuda.

    ResponderExcluir
  47. E.E.PADRE CONSTANTINO DE MONTE
    nome:Camila Trentin Miranda nº04 ano:2ºA

    Seu primeiro nome"tableau'(tabela) parece ter cido dado por CAUCHY (1826).
    O nome matriz só veio com JAMES JOSEPH SYLVESTER(1850).
    Usou o signifi9cado coloquial da palavra matriz (local onde algo se gera ou cria).
    O primeiro usoimplicito da noção de matriz ocorreu quando LAGRANGE reduziu a caracterização dos maximos e minimos de uma função real de várias variáveis.
    Podemos dizer que a teoria das matrizes teve como mãe a teoria das formas quadraticas.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. E.E. Padre Constantino de Monte

    nome:Jose Deniz dos Santos Junior

    nº19
    serie: 2º A

    Eu queria parabenisar o professor joca porque o blog nos ajuda a compreender as matrizes muito melhor.

    O nome matriz só veio com James Joseph Sylvester ele usou o significado coloquial da palavra matriz.O primeiro uso implícito da noção de matriz ocorreu quando Lagrange c. 1790 reduziu a caracterização dos máximos e mínimos, de uma função real de várias variáveis,

    ResponderExcluir
  51. E.E Padre Constantino de Monte

    Rafaela Ladvig nº:31 serie : 2ºA


    as primeiras pessoas a dar o nome as matrizes foram Cauchy e Sylvester, 1850 Sylvester usou o significado coloquial da palavra matriz qual seja local onde se gera ou cria ..um bloco retangular de termos... o que não representa um determinante, mas é como se fosse uma MATRIZ a partir da qual podemos formar varios sistemas de determinantes, ao fixar um número p e escolhar à vontade p linhas e p colunas..."
    O primeiro uso implícito da noção de matriz ocorreu quando Lagrange c. 1790 reduziu a caracterização dos máximos e mínimos, de uma função real de várias variáveis, ao estudo do sinal da forma quadrática associada à matriz das segundas derivadas dessa função.
    Assim que podemos dizer que a Teoria das Matrizes teve como mãe a Teoria das Formas Quadráticas, pois que seus métodos e resultados básicos foram lá gerados

    ResponderExcluir
  52. E.E.Padre Constantino de Monte
    nome: Kelly Foletto, Tayse Salvadego
    nº: 21, 35 2º anoA

    muito bom o blog. para saber mais sobre a história da matriz.
    que antes de se chamar matriz tyeve o nome de tableau q significa tabela só depois de algum tempo com ames Joseph Sylvester em 1850.
    É só com Cayley que elas passam a ter vida própria e gradativamente começam a suplantar os determinantes em importância

    ResponderExcluir
  53. Aluna: Glis da Silva Domingues
    Série: 2°A
    Nº: 17

    Muito bom o Blog! É muito interessante nos saber a origem da matriz. Nos geralmente estudamos só os calculas da matriz, e é muito bom saber como surgiu e o porque do nome matriz.

    ResponderExcluir
  54. Escola Manoel Ferreira de Lima
    alunas:Cláudia,márcia N°:39,40 2ºAno B Matutino

    achamos muito interesante o contéudo do blog,esse conteúdo é muito bem explicativo o texto fala sobre como surgiu as matrizes e quando elas começaram a ser reconhecidas e dadas lhe importância;é muito bom saber a origem da matéria que estamos estudando.Parabéns pelo blog tudo muito perfeito e organizado.

    ResponderExcluir
  55. Escola Estadual Pe. Constantino De Monte
    Aluna:Letica Vedana N° 24 2°Ano A Matutino

    Parabéns professor José Carlos Por tornar suas aulas mais interessantes.Que bom se todos os professores aderissem esse método educacional.

    =)

    ResponderExcluir